terça-feira, 6 de setembro de 2016

LIVRO "Uma viagem pelos países que não existem"


Este blog tem o objetivo de publicar curiosidades e como se vê pelo título do livro publicado pelo brasileiro Guilherme Canever, trata-se do relato de um feito singular. 

"Em 2009, ainda no início da minha viagem de volta ao mundo, acabei viajando para a Somalilândia. Foi uma surpresa para mim, pois eu pouco sabia desse país, independente desde 1991. Um país com seu próprio presidente, com visto de entrada próprio, moeda, exército, e outras instituições, mas sem nenhum reconhecimento internacional. Para o mundo todo a Somalilândia faz parte da Somália, mas eu pude comprovar que não. Apesar das dificuldades, as pessoas têm um dia-a-dia comum, e existem atrações surpreendentes por lá", relata o autor. 

Kosovo, Palestina, Taiwan, Tibete e Sahara Ocidental, são conhecidos, mas sem independência plena. Já outros, como Transnítria, Abecácia, Nagorno-Karabakh, Curdistão e Chipre do Norte, eu nunca ouvi falar.

Os relatos são simples e diretos. Mostra o ponto de vista de um viajante, o que torna a leitura do livro bem mais leve. Com certeza as aulas de geografia não fizeram referência a esses países cheios de costumes, culturas e ricos atrativos.   

"O grau de segurança nesses lugares também varia. Existem regiões completamente seguras. A capital de Nagorno-Karabakh, Stepanakert, é toda florida, tem Wi-Fi gratuito nas praças. Já a Ossétia do Sul é o país mais tenso dessa lista. Mas, em todos eles, basta saber onde você está pisando. Todo mundo sabe onde ficam os lugares perigosos, é só não ir lá”, afirma Guilherme.

O livro traz informações sobre a posição do governo brasileiro em relação a cada país, orientações sobre vistos de entrada, contextualização histórica e dicas de lugares e atrativos turísticos que podem ser visitados. No final, há alguns capítulos dedicados a regiões autônomas que já foram independentes ou gostariam de tornar-se, como Tibete, Caxemira e Curdistão.

O autor relata a visita a dez "países que não existem", com muitas curiosidades como nos casos onde não existem reservas de hotéis e as placas de sinalização são escritas em alfabeto cirílico.

Nenhum comentário: