quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como recuperar arquivos de fotos deletados

Desespero total. Foi isso que tive quando não encontrei mais meu arquivo com 17.000 fotos. Pelo excesso de zelo eu salvava em dois arquivos, meu "banco de fotografias" e de tempos em tempos fazia atualização. Foi numa dessas atualizações que apaguei o arquivo mais velho e quando fiz a operação de reposição me atrapalhei e mandei tudo para o espaço. Fui arrancando fio por fio meu resto de cabelos e pensando: 
- vou precisar viver mais 60 anos para repetir minhas viagens e fotografar tudo novamente.

Depois do acontecido todo mundo me perguntava: -por que não fez assim, assado ou sei lá o que. Quando a caca tá feita, temos que achar uma solução. Fui dormir. No outro dia fiz pesquisas através do google e lá estava uma porta se abrindo. O site http://recuperararquivosdeletados.com ensinando como fazer para recuperar parte do prejuízo. Baixei o programa  Minitool Power Data Recovery e consegui recuperar algumas pastas com fotos, mas as fotos não abriam. Aparecia um quadrado preto com a expressão "imagem inválida" em cada uma. Desespero novamente. Lendo questionamentos naquele site, o administrador orientava a baixar outro programa e fazer varredura. Vide http://recuperararquivosdeletados.com/recuperar-fotos-corrompidas/2009/08/10/ e baixa o programa Jpeg-Recovery. Legal, quase a metade eu consegui recuperar, mas já fiquei satisfeito. 

Agora é só ficar esperto.

Um comentário:

Wanderley Elian Lima disse...

Nossa Rui, que sufoca! é mesmo de desesperar. Vou tomar mais cuidado com os meus arquivos. Bom que você recuperou pelo menos parte.
Abraço