quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Guerra Fria, as Ilhas Diomedes e a Linha da Data

Cresci ouvindo falar em uma tal guerra fria, que nos dias atuais muitos não sabem do que se trata.

Vulgarmente referida como a Terceira Guerra Mundial é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Soviética, compreendendo o período 1945/1991, entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. Historiadores defendem a ideia de uma disputa entre o capitalismo e o comunismo, mas na verdade foi um conflito ideológico, tecnológico, social, econômico e político entre as duas potências que disputavam o domínio geopolítico.

É sabido que milhares de quilômetros separam os territórios dos EUA e da Rússia, mas curiosamente, no Estreito de Bering há duas ilhas, separadas por apenas 4 quilômetros, cada uma das quais pertencendo a um dos países, exatamente na região do globo onde está a linha da data. Enquanto na ilha russa (oeste) é hoje, na ilha americana (leste) é ontem.

O Estreito de Bering é um canal marítimo localizado no Oceano Pacífico entre os continentes americano e asiático e nesse lugar os países já citados estão muito próximos pela razão da existência do estado americano Alaska (distante geograficamente do território estadunidense) e o território russo, além da existência das duas ilhas.

A “linha internacional de data” é uma linha imaginária que, por convenção, é representada pelo meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich e que atravessa o Oceano Pacífico separando o mundo em dois: a leste é um dia a menos do que a oeste dela.

Verificando-se o globo, na parte oposta à Londres, serão exatos 180 graus, local onde se situam as Ilhas Diomedes e entre elas a linha imaginária da data.

Fontes:

http://www.infoescola.com/historia/guerra-fria

http://www.infoescola.com/hidrografia/estreito-de-bering

http://voltaaomundo2010.blogspot.com/2009/01/linha-internacional-de-data-parte-1.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro compadre, essa matéria da Guerra Fria ficou supimpa, parabéns...