sábado, 2 de maio de 2009

CANAL DO PANAMÁ

No dia 02 de maio de 2008 (completando um ano hoje) eu estava conhecendo o Canal do Panamá.

Inaugurado em 15 de Agosto de 1914, com 82 km, o canal liga o Oceano Pacífico ao Atlântico. A idéia remonta aos anos 1820, quando uma viagem de Nova Iorque à Califórnia só podia ser feita pelo Cabo Horn, no sul da América do Sul, uma rota longa e perigosa. Imagine-se o transporte de mercadorias de um país europeu ao Canadá, ao Peru ou ao Chile contornando a América do Sul. Assim era feito até a abertura do canal.

Após o sucesso do Canal de Suez no Egito, os franceses estavam convencidos que eles conseguiriam conectar o oceano Atlântico ao Pacífico. Ferdinand de Lesseps, que dirigiu a construção do Canal de Suez, foi inicialmente chamado para dirigir a construção deste novo canal, e a construção começou finalmente em 01 de Janeiro de 1880. Havia no entanto, uma vasta diferença entre escavar areia em uma área seca e plana e remover enormes quantidades de pedras no meio da floresta tropical. Enchentes, desmoronamentos de barro e altas taxas de mortalidade por causa da malária, da febre amarela e de outras doenças tropicais acabaram forçando os franceses a abandonar o projeto. Os EUA então assumiram o projeto até sua inauguração e ficaram administrando até 1999, ali acabaram instalando uma cidade americana dentro da cidade do Panamá. Dizem os panamenhos que havia uma ilha de riqueza rodeada de pobreza por todos os lados. O Canal era uma máquina de ganhar dinheiro. Desde 01.01.2000, quando assumiu o controle do Canal, o Panamá arrecada em torno de U$ 900 milhões/ano, para uma população em torno de 4 milhões de pessoas. Assisti a passagem de um navio carregado de conteiners no canal e o alto falante anunciou que ele havia pago U$ 250 mil de pedágio.

Devido à forma em "S" do Panamá, o Atlântico (ali chamado de Mar do Caribe) situa-se a oeste do canal e o Pacífico a leste, invertendo a orientação usual. De acordo com a explicação de um técnico, a construção do canal nesse lugar deu-se por duas fortes razões: área livre de terremotos e altamente pluviométrica (chove muito devido a intensa floresta). Além disso é um dos locais mais estreitos das Américas com uma pequena montanha no centro. Arquitetou-se a construção de uma represa no ponto mais alto (cerca de 28mts do nível do mar) criando-se uma enorme lagoa que escoa pelo canal em ambos os lados. A partir da lagoa há três comportas de cada lado. Diariamente, até as 11:00 hs, os navios entram pelo canal até o lago e lá estacionam, sendo liberados gradualmente através das comportas, descendo rumo ao Oceano.

Além de arrecadar muito com o canal, o Panamá descobriu outro filão: adquire mercadorias sem as taxas do canal e revende com isenção de impostos, atraindo multidões de turistas.

A moeda oficial do país chama-se balboa, mas o país cunha somente moedas, já que utiliza o dólar americano como cédula circulante. Isto é, circula cédulas em dólares e moedas balboas.

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